CASAMENTO CIVIL GRATUITO – COMO PROCEDER PARA CASAR DE GRAÇA

Posted by

CASAMENTO CIVIL GRATUITO – COMO PROCEDER PARA CASAR DE GRAÇA: Muitos casais ficam noivos e arrastam esse noivado por meses ou anos por não ter condições de arcar com o casamento nem no civil e nem no religioso, mas o que muitos não sabem é que quando o casal não tem condições de arcar com o casamento no cartório civil, eles podem solicitar o casamento civil gratuito.

Para solicitar o Casamento Civil Gratuito é necessário que os noivos apresentem uma declaração de pobreza, uma cerimônia no civil custa em média R$ 300 reais dependendo da região e se for necessário o deslocamento do Juiz de paz o preço pode dobrar ou até mesmo triplicar.

CASAMENTO CIVIL GRATUITO

Mas quem deseja oficializar a união, mas não tem como arcar com o custo do casamento civil, tem o direito de casar de graça e esse direito é previsto em lei no Brasil, o que não é de conhecimento da maioria das pessoas.

Como Proceder para Solicitar o Casamento Civil Gratuito

Para solicitar o Casamento Civil Gratuito os noivos devem procurar o cartório civil de sua cidade para assinar uma Declaração de Hipossuficiência ou Declaração de Pobreza, alguns cartórios já oferecem esse formulário para que os noivos assinem, mas outros cartórios não.

Em algumas cidades é necessário procurar outros órgãos, mas todas essas informações podem ser obtidas no próprio cartório, portanto, se você deseja solicitar o Casamento Civil Gratuito procure o cartório com antecedência a data que deseja se casar para dar entrada no processo.

Lembrando que ao solicitar o Casamento Civil Gratuito o cartório não pode pedir comprovação de renda e nem outros documentos que levem ao constrangimento dos noivos.

Vale a pena buscar informações sobre casamentos comunitários, pois muitas cidades realizam esses eventos e você pode se inscrever para participar, já que as vagas são limitadas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.